Memorial do convento

memorial do convento

Quem escreveu o Memorial do Convento?

Posto como um dos melhores livros de José Saramago, lado a Evangelho Segundo Jesus Cristo, Memorial do Convento é uma obra que revoluciona por ter sido elaborado com extrema precisão, tendo em vista a época histórica retratada pelo autor, acrescentando-lhe mais um dote, que é a visão máxima de uma realidade histórica passada.

Quais são os grupos opostos do Memorial do Convento?

No epílogo da acção, Blimunda recolhe a vontade de Baltasar, enquanto este morre, condenado à fogueira. Em Memorial do Convento existem poucas personagens que formam dois grupos opostos: A aristocracia e o alto clero representam o grupo do poder, enquanto o povo e os oprimidos, que representam o grupo do contra-poder.

Por que a construção do convento é ridicularizada?

A construção do convento surge associado à figura do Rei como o principal responsável da obra, no entanto a sua figura é ridicularizada porque a única obra que ele consegue de facto construir é uma miniatura da basílica de S. Pedro de Roma com pedacinhos de madeira.

Qual a importância da edificação do Convento?

Com a exurberância das riquezas vindas das colónias para Portugal, D. João V gastou grande parte na edificação do Convento, entrando o país numa pobreza crescente. luxo, riqueza, frivolidades, intrigas, moral duvidosa e ostentação;

Qual a origem do nome convento?

Fachada do Convento de la Concepción de Ágreda, em Espanha. Trata-se de um convento de freiras da Ordem da Imaculada Conceição O termo convento, do latim conventus, que significa assembleia, advém originalmente da assembleia romana, onde os cidadãos se reuniam para fins administrativos ou de justiça ( convento jurídico; conventum juridicum ).

Qual é a origem do Convento decristo?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Convento de Cristo (século XII – século XVIII) é a denominação atribuída a um conjunto de edificações históricas situado na freguesia de São João Baptista, cidade de Tomar, Portugal.

Qual é a diferença entre convento e Mosteiro?

Por vezes, o termo Convento é confundido, erradamente, com Mosteiro. Convento é o termo usado para o edifício construído na malha urbana, normalmente delimitada por uma Muralha. A designação de Mosteiro aplica-se ao oposto, ou seja, para edifício construído fora da Cidade.

Postagens relacionadas: