Comissão europeia

comissão europeia

Qual a origem da Comissão Europeia?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia (UE) na sua globalidade. Propõe legislação, política e programas de ação e é responsável por aplicar as decisões do Parlamento Europeu (PE) e o Conselho da União Europeia (CUE).

Como é organizada a Comissão Europeia?

A Comissão Europeia está organizada em direções-gerais que elaboram políticas em determinadas áreas. Cada direção-geral depende de um Comissário. A Comissão é liderada por um Presidente.

Quem é o atual presidente da Comissão Europeia?

O cargo foi criado em 1957 e é nomeado pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu, para um mandato de cinco anos. Uma vez eleito, juntamente com a sua Comissão, é responsável perante o Parlamento que pode censurá-lo. O atual presidente é Ursula von der Leyen, que tomou posse a 1 de dezembro de 2019. É membro do Partido Popular Europeu.

Quais são os princípios da Comissão Europeia?

A Comissão norteia o seu trabalho por um conjunto de princípios: transparência, multilinguismo, responsabilidade ambiental, igualdade de oportunidades e comportamento ético. Visitar a Comissão Europeia e as outras instituições da UE, bem como as representações e agências da UE em toda a Europa.

Qual a função da Comissão Europeia?

Tem várias opções: apresentar uma queixa formal se considera que a legislação europeia não está a ser corretamente aplicada na sua situação A Comissão também propõe serviços de informação e consultoria relacionados com empresas, educação, assuntos jurídicos e mobilidade na Europa.

Quais são os princípios da Comissão Europeia?

A Comissão norteia o seu trabalho por um conjunto de princípios: transparência, multilinguismo, responsabilidade ambiental, igualdade de oportunidades e comportamento ético. Visitar a Comissão Europeia e as outras instituições da UE, bem como as representações e agências da UE em toda a Europa.

Quais são as prioridades dacomissão Europeia?

As prioridades da Comissão Europeia incluem o Pacto Ecológico Europeu, um futuro digital, uma economia ao serviço das pessoas, a promoção e o reforço da democracia europeia. Estratégia política geral, prioridades políticas, programa de trabalho da Comissão, planos estratégicos e de gestão.

Qual a diferença entre a Comunidade Europeia e a União Europeia?

A Comunidade Europeia é assinada no Tratado de Maastricht e a União Europeia é instituída pelo Tratado de Lisboa, em 2007. Mas as mudanças continuam. Desde que a peça que aqui podes ver foi feita, já houve mais um Estado membro a entrar para a União Europeia: a Croácia.

Quem é o chefe da Comissão Europeia?

O presidente é responsável pela atribuição de pelouros aos membros da Comissão e pode alterar ou demiti-los, se necessário. Ele determina a agenda política da Comissão e todas as propostas legislativas que produz (é único órgão que pode propor Leis da Comunidade ).

Quem é o atual presidente da Europa?

O atual presidente é Ursula von der Leyen, que tomou posse a 1 de dezembro de 2019. É membro do Partido Popular Europeu. Leyen é a décima terceira Presidente da Comissão.

Qual a duração da Presidência Europeia?

A presidência é escolhida pelo próprio Conselho Europeu, com a duração de dois anos e meio, renovável por uma vez. Segundo a proposta do Tratado de Lisboa, este sistema será substituído por um cargo permanente de dois anos e meio, renovável uma vez.

Quem é o presidente do Conselho Europeu?

O Conselho da UE, onde os ministros nacionais debatem a legislação europeia, não tem um presidente individual permanente. Os seus trabalhos são presididos pelos representantes do país que assume rotativamente a presidência do Conselho, de seis em seis meses.

Postagens relacionadas: