Numeros primos e compostos

numeros primos e compostos

Qual a diferença entre número primo e número composto?

Um número composto é um número que tem mais de dois divisores. Sobre o número 1, é correto afirmar que não é um número primo e nem composto. Não é primo por ter um único divisor, que é ele mesmo, e não é composto por ter menos de dois divisores. Sobre o número 2, é correto afirmar que é o único número natural par que é primo.

Quais foram as primeiras noções sobre números primos e compostos?

Apesar de Pitágoras não ter deixado nada escrito sobre, acredita-se que as primeiras noções e estudos sobre números primos e compostos sugiram na escola pitagórica (por volta de 530 a.c.). Porém, foi somente em 300 a.c. que Euclides de Alexandria demonstrou a existência de infinitos números primos.

Por que o número 1 não é um número primo?

Isso acontece porque qualquer outro número par é divisível por 2 e, por isso, não é primo. Observe também que o número 1, embora seja divisível apenas por si mesmo e por 1, não é um número primo. Isso acontece por causa do teorema fundamental da aritmética, exposto a seguir.

Qual a diferença entre números primários e compostos?

Os primários nada mais são do que os famosos números primos. Já os compostos são todos os outros números e recebem esse nome porque são uma composição de números primos. Ou seja, qualquer número não primo pode ser decomposto em fatores primos.

Postagens relacionadas: