Rota das cegonhas

rota das cegonhas

Qual é a função da cegonha?

De acordo com o folclore europeu, a cegonha é responsável por trazer os bebés para os novos pais. A lenda é muito antiga, mas foi popularizada no século XIX pelo conto de Hans Christian Andersen As Cegonhas.

Como era a chegada das cegonhas no mês de Janeiro?

Na zona de Idanha-a-Nova, a chegada das cegonhas no mês de Janeiro era sinónimo de um pagamento extra (vintém) aos jornaleiros da região, por parte do proprietário local. Desta forma, passou a ser frequente dizer-se “Lá vem a cegonha que traz um vintém no bico”.

Como é feito o percurso das cegonhas?

Metade do percurso é feito paralelo ao rio. A Rota das Cegonhas tem 6.9 quilómetros de extensão e é um trilho circular. Todo o percurso pode ser feito a pé, numa caminhada que poderá demorar mais ou menos uma hora e meia (se não houver muitas paragens), mas convida também a passeios de bicicleta. A Rota começa e termina em Murta.

Qual é a órbita da cegonha?

Cegonhas-brancas já não nidificam em muitos países e as mais fortes concentrações da população no oeste são em Espanha, Ucrânia e Polónia. Na Península Ibérica as populações estão concentradas no sudoeste e também houve um decréscimo devido às práticas de agricultura.

Qual é o significado da cegonha?

Essas crianças, filhas do amor, eram sempre bem acolhidas e não causavam transtorno para suas famílias (porém, geralmente, a jovem anunciava aos pais seu desejo de se casar com o pai da criança). A cegonha também é símbolo da piedade familiar.

Onde vivem as cegonhas?

As cegonhas vivem em locais como campos abertos, margens de lagos e lagoas, zonas pantanosas, prados húmidos, várzeas, cidades, pântanos, pastagens e falésias Alimentação[editar| editar código-fonte] Comem rãs, lagartos, cigarras, cobras, insectos, minhocase peixese pequenos mamiferos.

Qual a diferença entre cegonha e Ciconia?

Cegonha é o nome comum dado às aves ciconiiformes pertencentes a família Ciconiidae e ao gênero Ciconia. A família é composta por 19 espécies de aves de médio a grande porte, com pernas, pescoço e bicos compridos. São aves sociáveis, com membrana interdigital presente e coloração das penas predominantemente branca e preta.

Qual a relação entre a cegonha e a fertilidade?

No Oriente, a cegonha é símbolo de imortalidade e longevidade. A relação entre a cegonha e crença de que são as cegonhas e a fertilidade e nascimento, vem da crença de que são as cegonhas que trazem os bebês devido à sua natureza migratória e monogâmica, correspondendo o seu regresso ao despertar da natureza.

Por que a cegonha é tão importante?

Na Grécia uma lei chamada Pelargonia, termo utilizado para a cegonha, obrigava os filhos a cuidar de seus pais. Como uma referência a cegonha que continuava a cuidar de seus filhotes mesmo depois que eles já eram independentes. No entanto, nem tudo são flores, há também algumas histórias macabras sobre as cegonhas.

Quais são as características das cegonhas?

A cegonha também é símbolo da piedade familiar. Na Europa medieval, acreditava-se que a cegonha alimentava seus pais envelhecidos e que era muito dedicada a seus filhotes. No Extremo Oriente, tal qual o grou, ela é considerada um símbolo da imortalidade.

Qual a origem da cegonha preta?

A cegonha-preta chega da sua migração em Março, iniciando imediatamente a época de reprodução. Prefere fazer o ninho nas escarpas mais altas e afastadas da civilização humana ou nos ramos dos maiores pinheiros.

Qual é o tempo de incubação da cegonha?

As crias saem da casca na Primavera e quando chove a cegonha abre as asas para protegê-los. Põem cerca de 3 a 5 ovos, a sua incubação é de 20 a 30 dias, as crias são indefesas e penugentas. Espécies[editar| editar código-fonte] Cegonha-de-abdim - Ciconia abdimii Cegonha-de-abdim, Ciconia abdimii Ciconia episcopus Cegonha-de-storm, Ciconia stormi

Postagens relacionadas: