Caixa geral aposentações simulador
Índice
- Como funciona o simulador de aposentação?
- Como calcular a aposentação da CGA?
- Como funciona a aposentação dos subscritores da CGA?
- Como funciona o simulador de pensões da CGA?
- Como funciona a simulação de aposentação?
- Como saber o valor da aposentação?
- Como funciona o simulador de pensão?
- Quando ocorre a aposentação?
- Como funciona a aposentação da CGA?
- Como funciona a aposentação dos subscritores da CGA?
- Quanto custa a aposentação da caixa?
- Qual é a percentagem de desconto da CGA?
- Como funciona a aposentação da CGA?
- Quais são os subscritores da CGA?
- Por que as regras de aposentação cada vez são mais iguais entre os sistemas?
- Como funciona a caixa de aposentação?
- Como usar o simulador de pensões para a CGD?
- Como funciona o simulador da CGA?
- Como simular a pensão da CGA?
- Quando mudam as regras de cálculo das pensões da CGA?
Como funciona o simulador de aposentação?
O simulador permite aplicar os regimes de aposentação não antecipada (isto é, idade normal de acesso, que em 2019 está fixada nos 66 anos e cinco meses), aposentação antecipada normal (30 anos de serviço aos 55 de idade) e aposentação por carreira muito longa (60 anos de idade e 46 de serviço), assim como o do limite máximo de 70 anos.
Como calcular a aposentação da CGA?
Fórmula de cálculo: R x T / 36. em que: R é a remuneração auferida à data da aposentação, deduzida da quota de 10% para a CGA; T é a expressão em anos do número de meses de serviço para a CGA prestado até à data da aposentação, com o limite máximo de 36 anos.
Como funciona a aposentação dos subscritores da CGA?
Entende-se por contagem de tempo o apuramento pela CGA dos anos e meses de serviço prestados na função pública ou em situação equiparada que possam ser considerados no cálculo da pensão. Previamente ao momento da aposentação, o subscritor da CGA pode, em qualquer momento, requerer a contagem de tempo.
Como funciona o simulador de pensões da CGA?
O novo simulador de pensões da CGA pretende responder em linguagem “acessível” e “simples” às múltiplas questões que se colocam aos trabalhadores, quando pensam na sua aposentação. “Qual é a sua idade esperada da reforma? Quanto receberá se antecipar a aposentação? E se quiser adiar a saída do mercado de trabalho, que bonificações lhe espera?”
Como funciona a simulação de aposentação?
A simulação disponibilizada obedece às regras em vigor desde 2018-10-01 e destina-se ao cálculo das pensões de aposentação atribuídas, com base nos artigos 37.º, 37.º-A ou 37.º-B do Estatuto da Aposentação, à generalidade dos subscritores da Caixa Geral de Aposentações (CGA), independentemente da data em que foram inscritos na CGA.
Como saber o valor da aposentação?
No site da Caixa Geral de Aposentações encontra-se desde ontem o novo simulador de pensões dos subscritores da Caixa Geral de Aposentações. Neste simulador podem ver o valor da aposentação que poderão trazer face aos dados introduzidos.
Como funciona o simulador de pensão?
Na prática, o simulador permite ter uma ideia próxima do valor da pensão futura, tendo em conta a data da reforma, o que poderá facilitar a tomada de decisões, explicou fonte oficial.
Quando ocorre a aposentação?
Considera-se que a aposentação ocorre no último dia do último mês contabilizado para a aposentação. Assim, por exemplo, se o utilizador indica como “Tempo de serviço CGA após 2005-12-31″ o de 12 anos e 7 meses, os cálculos efetuados reportam-se a 31 de julho de 2018.
Como funciona a aposentação da CGA?
A aposentação antecipada de ex-subscritor depende, além dos requisitos próprios daquelas modalidades de aposentação, de este contar, pelo menos, 5 anos de inscrição na CGA e de não reunir as condições de acesso a pensão noutro regime de proteção social de inscrição obrigatória.
Quais são os subscritores da CGA?
Os subscritores da CGA são fundamentalmente funcionários e agentes administrativos (civis e militares) da Administração Pública Central, Local e Regional, professores do ensino particular e cooperativo e trabalhadores de algumas empresas públicas e sociedades anónimas de capitais públicos (ex-empresas públicas).
Por que as regras de aposentação cada vez são mais iguais entre os sistemas?
É de todos conhecido que as regras de aposentação cada vez são mais iguais entre ambos os sistemas, chama-se a isso “convergência” entre sistemas que tendem para a igualização. Expliquem lá o interesse em colocar processos em Tribunal para voltar para a CGA!…
Como funciona a caixa de aposentação?
Os funcionários que estavam inscritos na Caixa Geral de Aposentações continuam lá inscritos até cessarem as suas funções. A percentagem de desconto mensal para a instituição é de 11%, com 8% a ir para a pensão de aposentação, e os restantes 3% a irem para a pensão de sobrevivência.